Veja mais
Home / Paróquia / Nossa História / Origem do nome

Origem do nome

(texto extraído do Livro Tombo I)

Devido à sua padroeira, cujo templo se acha na beira do Sapucaizinho, rio este que deságua no Sapucaí, esta paróquia recebeu a denominação de NOSSA SENHORA DO PATROCINIO DO SAPUCAHY.

Sobre a interpretação do nome “Sapucahy’ encontramos as seguintes opiniões:

1)Karl Von Martius, Wortersammiung brasilianischer Sprachen, diz que “Sapucaia-hy” significa “rio da galinha” e que “Sabia-caia-hy” significa “rio da sapucia”;

2) Dr. João Mendes de Almeida, Dicionário Geográfico da Província de São Paulo, escreve: Sapucaí, corruptela de “Há-pug-quai-i” – sucessivos cortes, furos e cinturas. De “há”, cortar, talhar; “pug”, furar, arrebentar; “quai”, fazer cintura, estreitar; e “i”, preposição de perseverança. O “h” aspirado parece soar “ç”. Alusivo a ter saltos e cachoeiras, bem como gargantas como que por furos feitos na rocha.

3) Teodoro Sampaio, O Tupi na Geografia Nacional: “Sapucaí – sapucaia-y, rio das sapucaias”.

Quanto à significação do vocábulo “sapucaia”, escreveu o Sr. Dr. Antonio de Toledo Pisa, chefe da repartição de Estatística e Arquivo de São Paulo, a meu pedido (a pedido de Carlos Alberto Bastos de Matos), em carta particular, o seguinte: “Pelo pouco conhecimento que tenho de botânica, não poderei bem explicar o que seja sapucaia, mas sei que é uma árvore brasileira da família das mirtáceas (lecythis). Parece que há variedades diversas – “lecythis grandifiora”, “lecythis ollaria”, “lecythis lanceolata” e outros. Também tenho visto referencias a sapucairama (lecythis eilyptica) e a sapoquema, outra qualidade, existente no Rio de janeiro”.