Veja mais
Home / Paróquia / Nossa História / Visita Pastoral

Visita Pastoral

(texto extraído do Livro Tombo I)

Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo de São Paulo, Prelado Domestico de S. S Leão XIII.

“Fazemos saber que tendo nos deliberado o visitar pessoalmente a Freguezia de Nossa Senhora do Patrocínio de Sapucahy, viemos do Curato de Santo Thomaz d’Aquino, onde nos achamos tambem em visita Pastoral, para esta Freguezia no dia 13 deste corrente mez e às quatro e meia horas da tarde desse mesmo dia aqui chegamos, tendo deixado de haver a cerimônia da entrada solenne, segundo o que prescreve o Pontifical Romano porque ainda não funcionava a Egreja Matriz, que se achava em obras de construção e de aformoseamento quase a tocarem ao seu termo. Para a sua inauguração pois, se esperava a Vizita Pastoral. Foi com inexprimível consolação que no dia 14 procedemos a bençam desta Egreja, e à inauguração, com pompa e solemnidade, na presença de todo o povo desta cidade e mais vindo das Freguezias visinhas. Visitamos a Egreja e suas dependências e como é natural, não se acha ainda provida de tudo quanto lhe deve pertencer; mas recebemos do Revmo Parocho a affirmaçao de que pretende dotar sua Egreja com o necessario para que ella possa funcionar regularmente, de conformidade com as prescripçoes litúrgicas. No entretanto já ella tem um excellente sacrário de mármore, novos e ricos paramentos brancos para missas cantadas, uma Pixide de prata dourada, dois cálices e mais vasos sagrados, em boas condições. Os lustres que illuminam o corpo da Egreja são grandes e ricos, as arandellas que pendem das paredes lateraes são novas e de excellente qualidade; há mais um bom pallio com vasos de metal branco, um alampada do mesmo metal e dois bons e novos confessionários etc.

Visitamos a Capella de Santa Cruz a uns seiscentos metros desta cidade; achamo-la em excellente estado de conservação e de aceio; tem sobre o altar uma imagem grande do Crucificado nova e perfeita; vimos mais uma imagem do Senhor morto pertencente à Matriz, que muito nos agradou pela belleza da expressão e correcçao do trabalho artístico; falta no altar desta Capelia a pedra d’ara, que recommendamos se adquira quanto antes.

A matriz actual desta parochia que acabamos de inaugurar e visitar, dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio, é um excellente templo de aspecto elegante, e solidamente construído; suas partes proporcionadamente combinadas obedecem a um plano bem traçado, que tem sido executado e vae sendo levado ao seu complemento com cuidado, com intelligencia e piedade; ainda ficam por terminar o revestimento exterior de toda a Egreja, a Capella do Santíssimo Sacramento, que muito desejamos que se faça sem demora, e mais obras de ornamentação. Apraz-nos deixar aqui registrado que reconhecemos com grande satisfação de nossa alma que esta Egreja ficará sendo um testemunho perenne do zelo parochial, da energia e da actividade do actual parocho, Pe. Ernesto Augusto Peregrino Ferreira, que em menos de quatro annos dotou esta parochia, pobre e de mesquinhas dimensões, com a actual Matriz, com uma excellente caza parochial e com obras espirituaes que achamos funcionando com regularidade, como sejam a Associação da Sagrada Família, o Apostolado da Oração e etc.

Notamos com prazer que o Revmo Parocho é sinceramente amado e respeitado por este povo que o ouve com religioso e filial acatamento. Reina nesta parochia harmonia e cordialidade entre os seus habitantes, que muito se distinguem pela sua piedade e acentuado espírito religioso.
O silêncio e a attenção com que este povo assistia aos actos da Visita pastoral e as missões muito nos edificaram e impressionaram.
Abundantes foram os frutos desta Visita, e praza a Deus que perdurem.

Agradecemos o agazalho que a nós e a todos os Revmos Sacerdotes da nossa comitiva foi generosamente dispensado na caza parochial sob os incessantes cuidados e carinhosa assistência da Exma Senhora Dona Maria Salomé, esposa do Tenente Coronel João Villela dos Reis e sua filha Dona Maria Leofonsina de Figueiredo.